FALTA AÇÃO

WOOD LAB 4.0 – DESENVOLVIMENTO E ENGENHARIA DE PRODUTOS, SERVIÇOS E PROCESSOS

O WOOD LAB 4.0 pretende intervir em PMEs com o objetivo de melhorar as capacidades de investigação e desenvolvimento de produtos e processos para a diversificação de matérias-primas ou processos com utilização na indústria de base florestal, por recurso a laboratórios instalados em Portugal.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO


AÇÃO 1

TRATAMENTO DO NEMÁTODO DA MADEIRA DE PINHEIRO POR PRESSURIZAÇÃO EM AUTOCLAVE

Pretende reconhecer e validar o tratamento por pressurização em autoclave como eficaz contra o Nemátodo da Madeira de Pinheiro (NMP), e desenvolver a diversificação de espécies de madeiras nas utilizações comuns na indústria, tendo em conta a crescente escassez de madeira de pinho.

  • Tratamento do Nemátodo por Pressurização em Autoclave · Ensaios de validação da eficácia do tratamento
  • Proposta à FAO de adoção do método desenvolvido

AÇÃO 2

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE PRODUTOS EM EUCALIPTO PARA A CONSTRUÇÃO COM BASE NAS SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS, MECÂNICAS E DE DURABILIDADE, TENDO EM CONTA A CRESCENTE ESCASSEZ DE MADEIRA DE PINHO

  • Caracterização da madeira de eucalipto quanto às propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade, com vista ao uso na construção.
  • Ensaio de diferentes padrões de corte em serração tirando partido das propriedades anatómicas da madeira de eucalipto já conhecidas.
  • Descrição e ensaios físicos e mecânicos de produtos elaborados com madeira de eucalipto para construção.
  • Desenvolvimento de processos de secagem, fabricação e preservação de produtos de madeira de eucalipto.